
Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em Educação e Saúde permeados pelo Psicodrama e a Subjetividade
2023; Volume: 26; Issue: 299 Linguagem: Português
10.36489/nursing.2023v26i299p9584-9588
ISSN2675-049X
AutoresAlda Nazaré Santos do Nascimento, Vannúzia Leal Andrade Peres, Marieli Basso Bolpato,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoObjetivo: compreender como o psicodrama, enquanto recurso pedagógico, possibilita aos educadores da área da saúde mental de nível superior superarem de forma subjetiva as suas dificuldades no decorrer das atividades laborais para se desenvolverem. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza o método educacional psicodramático proposto por Maria Alicia Romanã em consonância com as técnicas exploratórias da mente humana utilizadas por Jacob Levy Moreno no psicodrama e, teoria da subjetividade proposta por Luis Fernando Gonzáles Rey, sendo composto por um grupo de seis educadores de saúde mental. Resultados: evidenciaram a importância das técnicas de psicodrama para despertar pensamentos críticos e reflexivos nos educadores em relação a subjetividade individual. Conclusão: é de suma relevância a formação de educadores na área do psicodrama socioeducativos para intervir na saúde mental dos alunos possibilitando a criação de condições reais e viabilização de entendimentos.
Referência(s)