Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estigmatização, Rotulação e Desvio em Nossa Senhora do Nilo, de Scholastique Mukasonga (2017)

2023; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 65 Linguagem: Português

10.5585/eccos.n65.23363

ISSN

1983-9278

Autores

Elodia Honse Lebourg, Filipe Barbosa, Priscila de Oliveira Coutinho, Maria Amália de Almeida Cunha,

Tópico(s)

Middle East and Rwanda Conflicts

Resumo

Este artigo analisou os processos de estigmatização, rotulação e desvio no ambiente escolar, tomando como objeto heurístico o romance Nossa Senhora do Nilo, da escritora ruandesa Scholastique Mukasonga (2017). Articulando testemunho e elaboração ficcional, a escritora expôs as marcas do colonialismo diante das relações culturais, sociais e religiosas ao ilustrar o cotidiano de uma escola católica exclusiva para meninas (filhas da elite política e econômica hutu de Ruanda, em sua maioria) em meio ao conflito entre tutsis e hutus que resultou em uma guerra civil (1990-1994) e, posteriormente, no genocídio de Ruanda (1994). O artigo está dividido em três seções. Na primeira, tratamos de como a autora elabora o trabalho da memória em sua obra literária. Na segunda, apresentamos os conceitos de estigmatização, rotulação e desvio à luz de obras clássicas, mas também de estudos contemporâneos sobre o tema. Na terceira seção, analisamos o capítulo “O nariz da Virgem”, de Nossa Senhora do Nilo, articulando-o aos fenômenos da estigmatização e da rotulação que, naquele contexto, contribuiu para que estudantes tutsis fossem perseguidas e mortas no liceu, com o consentimento silencioso ou declarado dos professores e dirigentes da instituição. Nas considerações finais, refletimos sobre a fecundidade de estudos que conjuguem analiticamente os campos da Sociologia e da Literatura.

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