
MÚSICA COMO MERCADORIA E CONSUMO: A IDEOLOGIA REGRESSA E MASSIFICADA DA INDÚSTRIA CULTURAL
2023; Volume: 5; Linguagem: Português
10.36704/sulear.v5i13.6503
ISSN2595-8569
AutoresErickson Rodrigues do Espírito Santo, Arnaldo Nogaro,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoAo ressaltar a perda de alteridade da Grande Música, em face da Indústria Cultural e a relação ética/estética à luz da razão própria, vemos de uma forma dialética o prejuízo musical que a Grande Música sofre na mídia sob o ponto de vista de horizonte musical. Assim, o presente artigo, apoiado em Adorno, Levinas e Marx, trata sobre a diferença entre a Grande Música e a música de massa como estilos musicais distintos, critica o atual cenário massivo da música como mercadoria cultural e avalia a relação ética/estética da Grande Música. Logo, de um lado há um ideal de beleza pela experiência estética e, de outro, há a alienação e o fetiche como início do declínio da conduta musical o que acarreta na perda da alteridade pedagógica musical. Portanto, essa situação possui implicações pedagógicas que essa pesquisa pretende abordar.
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