Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Comparação da aptidão física e nível de atividade física em escolares da rede pública e privada

2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.55905/cuadv15n1-035

ISSN

1989-4155

Autores

Mellina Souza Batista, André de Assis Lauria, Moisés Vieira De Carvalho, Juliana Bohnen Guimarães, Luiz Alexandre Medrado de Barcellos, Patric Paludett Flores, Camila Cristina Fonseca Bicalho, Bruno Costa Teixeira,

Tópico(s)

Health and Lifestyle Studies

Resumo

Com a evolução tecnológica aconteceram transformações no campo social, econômico e na urbanização das cidades. Tal processo desencadeou mudanças nas condições de vida e de saúde das pessoas gerando um comportamento sedentário e um nível insuficiente de atividade física. No Brasil, um dos dados apontado pela Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar é o fato de que há uma prevalência alta de adolescentes expostos a pelo menos duas horas diárias de televisão. Outro fator que parece importante em relação a questões de atividade física é a condição socioeconômica dos estudantes, uma vez que esta, pode beneficiar (ou não) um estilo de vida fisicamente ativo. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo comparar aptidão física e nível de atividade física entre estudantes de escolas públicas (Pública) e escolas privadas (Particular) de uma cidade brasileira. Para avaliar a aptidão física foram realizados os testes do Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br), e para avaliar o nível de atividade física foi aplicado um questionário. Quando comparados na relação “tempo sentado”, houve diferença significativa no grupo da Particular em relação ao grupo Pública (2,5±1,24 vs 3,58±1,72 p<0,04). Quando comparados na variável “quantas horas por dia assistem TV”, destaca-se que houve diferença significativa no grupo Pública em relação ao grupo da Particular (5,17±2,65 vs 2,33±1,92 p<0,01). Quando comparados no quesito “arremesso de medicine ball”, houve diferença significativa no grupo Particular em relação ao grupo Pública (2,41±0,38 vs 2,16±0,25 p<0,03). Concluímos com esse trabalho que, os estudantes da escola Pública ficam mais tempo em frente à TV. E os estudantes da escola Particular ficam mais tempo utilizando mídias eletrônicas, e que apresentam maior força no arremesso de medicine ball. Não encontramos diferença nas outras variáveis.

Referência(s)