Artigo Acesso aberto Produção Nacional

REFLEXÕES SOBRE AS ESTAÇÕES DO ANO:

2023; Volume: 109; Issue: 1 Linguagem: Português

10.54446/bpg.v109i1.2950

ISSN

2447-0945

Autores

Mírcia Ribeiro Fortes, Ana Cláudia Araújo Diniz,

Tópico(s)

Geography Education and Pedagogy

Resumo

O presente artigo expressa uma reflexão teórica sobre o ensino das estações do ano, discute os desafios sobre esse tema no Ensino Básico, especificamente no estado do Amazonas, e relata duas atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula. Para isso, a partir de um breve ensaio teórico, analisamos as estações astronômicas e meteorológicas no hemisfério sul, a abordagem do tema nos livros didáticos de geografia e a leitura e interpretação das estações do ano na Amazônia pelos sujeitos e a cosmologia ameríndia. Nossa argumentação busca lançar um olhar amazônida sobre o tema destacando ao mesmo tempo a objetividade da ciência geográfica e o “mundo vivido”. Os resultados mostram que para superar as dificuldades em sala de aula é essencial redimensionar e adequar a metodologia didático-pedagógica à percepção do espaço vivido dos estudantes, para que os mesmos sejam motivados a compreender as características das quatro estações no Amazonas, através de confecção de material lúdico que represente o cotidiano durante as estações do ano, como o Relógio das Estações do Ano e a Quadrama das Estações.

Referência(s)
Altmetric
PlumX