
A obra para dois pianos de Francisco Mignone e Justaposição Funcional
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33871/23179937.2023.11.1.7454
ISSN2317-9937
AutoresMaria Bernardete Castelan Póvoas, Alexandre Dietrich,
Tópico(s)History, Culture, and Society
ResumoEntre o vasto trabalho musical de Francisco Mignone, há setenta e quatro peças para a formação instrumental a dois pianos. Como piano I, integram esta coleção não somente composições suas, mas peças solo de outros compositores como Ernesto Nazareth, Zequinha de Abreu, Waldemar Henrique, Lorenzo Fernandez. Na elaboração do repertório por Mignone identifica-se a Justaposição Funcional, estratégia de composição configurada pela sobreposição expressiva de peças independentes: os dois pianos executam peças originais que dialogam e combinam, e podem ser interpretadas como peças solo. Tal procedimento confere ambiguidade funcional às peças, oferecendo possibilidades de interpretação de maneira individual às partes compostas originalmente por Mignone e, quando justapostas, de serem interpretadas simultaneamente, em Duo. O objetivo com este artigo foi revelar como Mignone manipulou parte dessa obra e argumentos que ilustram a compreensão de justaposição enquanto estratégia composicional e de interpretação do repertório em foco.
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