
WHAT THE F*CK, SPOTIFY?
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.9771/contemporanea.v20i1.45308
ISSN1809-9386
AutoresSimone Pereira de Sá, Régis Wendel Rabelo Luccas,
Tópico(s)Music History and Culture
ResumoPartindo da análise das manifestações de insatisfação de usuários do Spotify no Twitter com o resultado da Retrospectiva de 2019, pretende-se investigar como a atuação dos algoritmos nas plataformas de streaming de música pode agenciar a prática sonora dos ouvintes, tendo o gosto musical como um dos principais marcadores da fruição musical no ambiente digital. O artigo promove um resgate do conceito de performance de gosto e busca repensá-lo a partir das dinâmicas que compõem os estudos de plataforma, questionando em que medida a atuação do não humano é passível de falhas e rupturas que ocasionam tensionamentos entre os resultados da plataforma e a coerência expressiva que o usuário busca construir em direção às suas preferências musicais.
Referência(s)