Artigo Acesso aberto Produção Nacional

WHAT THE F*CK, SPOTIFY?

2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português

10.9771/contemporanea.v20i1.45308

ISSN

1809-9386

Autores

Simone Pereira de Sá, Régis Wendel Rabelo Luccas,

Tópico(s)

Music History and Culture

Resumo

Partindo da análise das manifestações de insatisfação de usuários do Spotify no Twitter com o resultado da Retrospectiva de 2019, pretende-se investigar como a atuação dos algoritmos nas plataformas de streaming de música pode agenciar a prática sonora dos ouvintes, tendo o gosto musical como um dos principais marcadores da fruição musical no ambiente digital. O artigo promove um resgate do conceito de performance de gosto e busca repensá-lo a partir das dinâmicas que compõem os estudos de plataforma, questionando em que medida a atuação do não humano é passível de falhas e rupturas que ocasionam tensionamentos entre os resultados da plataforma e a coerência expressiva que o usuário busca construir em direção às suas preferências musicais.

Referência(s)
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PlumX