Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O AMBIENTE ORGANIZACIONAL E A TOMADA DE DECISÃO ORIENTADA POR MEIO DE UM FRAMEWORK ENVOLVENDO AS FERRAMENTAS PLANO DE MARKETING E CANVAS

2022; Faculdade Sul Fluminense; Volume: 7; Linguagem: Português

10.22408/reva732022139016-35

ISSN

2526-043X

Autores

Adylson Rhander dos Reis Ramalho de Queiroz, Marcos Ferreira, Marcello Vinícius Dória Calvosa,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Os objetivos do trabalho foram (i) investigar a relação acadêmica e prática entre o tema plano de marketing e ferramentas de modelos de negócios existentes, e (ii) propor um framework de ações e passos para auxiliar gestores e organizações na tomada de decisão sustentável e melhora de performance gerencial e comercial. Para essa finalidade foi elaborada uma pesquisa bibliométrica realizada na base de dados Periódico Capes (2021), e não foi achado trabalho científico ou acadêmico com proposta de relacionar ambos os temas presentes no estudo do marketing ou de gestão comercial. A contribuição teórica do trabalho foi trazer uma literatura atualizada de apoio a interface entre os temas propostos. A contribuição prática do trabalho foi a elaboração e descrição de um modelo consolidado e autoaplicável no ambiente organizacional a partir de elementos mercadológicos e comerciais, presentes na organização. A principal conclusão foi que o modelo ainda parece incipiente, necessitando de maior suporte, aplicação e validação para o seu uso generalizado.

Referência(s)