Artigo Acesso aberto Produção Nacional

BALANÇO DAS PRODUÇÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO ENSINO DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/imagenseduc.v13i1.60939

ISSN

2179-8427

Autores

Suély Colaço Chaves, Marialva Moog Pinto,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) adquirem progressivamente mais importância no modo de vida das pessoas, na sociedade e, sobretudo, na educação. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é levantar as produções acadêmicas sobre a utilização das TDIC nas práticas pedagógicas para a compreensão dos conceitos da Geometria na Educação Básica. Realizou-se a busca no Repositório de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Utilizaram-se os descritores: “TIC” AND “Matemática”, “TDIC” AND “Matemática” AND “Geometria”, “Tecnologias da Informação e comunicação” AND “Geometria”, “TIC” AND “Geometria”, “Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação” AND “Geometria”. A seleção das produções ocorreu de acordo com a temática, o período de publicação de 2010 a 2021 e conforme a análise dos resumos. Assim, daqueles estudos encontrados inicialmente restaram apenas 09 produções correlacionadas ao objeto desta pesquisa. No decorrer deste artigo, portanto, descrever-se-ão as principais informações de cada estudo encontrado. Destaca-se, com relação aos achados, a abordagem mais empregada para o ensino de Geometria, utilizando as TDIC, são os softwares.

Referência(s)
Altmetric
PlumX