Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Conceito de riqueza e educação financeira como prática de si

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5007/1982-5153.2023.e86167

ISSN

1982-5153

Autores

Jéssica Ignácio de Souza, Cláudia Regina Flores,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Uma educação financeira se inscreve na Base Nacional Comum Curricular em articulação aos conteúdos da matemática que se ensina na escola. Além disso, nota-se um interesse no campo da pesquisa em Educação Matemática, que passa a tomar a educação financeira como um problema a ser investigado para os processos de ensino e aprendizagem. Isso posto, objetiva-se apresentar reflexões sobre a inserção do tema educação financeira no currículo da matemática escolar analisando a relação histórica entre dinheiro, riqueza e bens materiais e a constituição de subjetividades. Para isso, problematizamos sobre a riqueza ao apresentar os conselhos de conduta de textos da Antiguidade e, a partir das contribuições de Michel Foucault, mostramos como essa questão foi formada e tratada no Renascimento, Classicismo e sua passagem à Modernidade. Por fim, mostraremos como a educação financeira pode constituir subjetividades e como pode ser constituída pela episteme atual.

Referência(s)