Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Contos de fadas na sala de aula: perspectivas de professoras atuantes na Educação Infantil

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 34; Linguagem: Português

10.1590/1980-6248-2020-0155

ISSN

1980-6248

Autores

Eliziane Gorete Kielb, Ivone Maria Mendes Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Resumo Este artigo analisa percepções de professoras da Educação Infantil sobre o trabalho com contos de fadas em sala de aula. Baseia-se em pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de estudo bibliográfico e etnográfico, com observações de aulas e entrevistas com duas professoras regentes de turmas de crianças entre 3 e 5 anos. Os resultados indicam que a visão que as professoras possuem sobre infância, contos de fadas e o papel da literatura na formação das crianças influencia a forma como o trabalho é desenvolvido, inclusive a mediação feita durante a leitura das histórias. Esta é vista como uma prática rica em aprendizados para as crianças, mas também permeada de desafios relacionados ao planejamento e à execução das atividades e à forma como a instituição escolar e seus atores significam essas experiências.

Referência(s)
Altmetric
PlumX