Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação Musical e suas contribuições para a Formação da cidadania:

2021; Volume: 3; Issue: 8 Linguagem: Português

10.47455/2675-0090.2021.3.8.10214

ISSN

2675-0090

Autores

Carlos Renato da Rocha Lima, Kátia Paulino dos Santos,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

A música, sua construção por meio da cultura e as relações que as políticas educacionais influenciam na aprendizagem e na formação da cidadania estão intimamente interligadas. A educação pode ser um processo participativo em que o ser humano adquire conhecimentos a partir da interação com os outros e com o entorno. O ato de aprender envolve tanto processos pessoais como sociais. E a musicalidade, a cultura e as políticas educacionais fazem uso desses processos bem como respondem muitas perguntas das quais se persegue na pesquisa. Este estudo investiga as contribuições da Educação Musical através de metodologias, práticas docentes e clima organizacional. Buscou-se, como objetivo geral investigar as contribuições da Educação Musical Pública para a formação da cidadania a partir de um estudo de caso com os atores envolvidos no Centro de Educação Profissional em Música Walkíria Lima. A pesquisa possui abordagem metodológica de natureza qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, na forma de estudo de caso, caracterizada a partir das proposições de Gil (2002), Yin (2001), Chizzotti (2006) e, Bogdan e Biklen (1994), com utilização da pesquisa documental e entrevista semiestruturada como técnicas de coletas de dados, seguidas da análise documental e análise de conteúdo. O currículo demonstrou a reprodução das disciplinas historicamente estudadas nesta instituição, confirmando a hipótese inicial para o estudo: de que o habitus conservatorial está presente no centro de música e na metodologia aplicada em sala de aula, atualizando-se no subcampo da formação musical e que este habitus influenciou o processo aprendizagem do aluno egresso do Centro de Música. Houve tentativas de rompimento com a tradição conservatorial, por meio da atenção dada à música popular, música folclórica e à educação básica. Contudo, a presença da tradição é muito intensa na estrutura do currículo desta formação musical, o que acabou refletindo no perfil do professor, nos temas das práticas instrumentais e vocais, acervo bibliográfico e metodologias aplicadas ao ensino da música, produzindo uma estrutura semelhante a dos conservatórios.

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