
TER UMA IDEIA EM CINEMA: Sobre o ato de criação no cinema brasileiro feito por mulheres
2020; Linguagem: Português
10.15210/p31.v2i15.21002
ISSN2358-2529
Autores Tópico(s)Literature, Culture, and Criticism
ResumoO artigo busca pensar o cinema a partir de algumas ideias do filósofo Gilles Deleuze, sobretudo no que se refere à noção de criação. Como recorte, escolhemos trazer como referências apenas filmes brasileiros dirigidos por mulheres, numa busca por dar protagonismo a obras que muitas vezes ficam esmagadas pelo cinema hegemônico. Para colocar o pensamento em movimento, garimpamos da obra de Deleuze duas noções que irão delimitar os caminhos da análise: vazamento e necessidade. Entre algumas realizadoras citadas, estão Glenda Nicácio, Ana Carolina, Lúcia Murat, Yasmin Thayná e Grace Passô.Palavras-chave: Cinema brasileiro; Mulheres no Cinema; Criação. HAVING AN IDEA IN CINEMA: About the act of creation in Brazilian cinema made by women Abstract: The article seeks to consider cinema in relation to the ideas of the philosopher Gilles Deleuze, especially with regard to the notion of creation. As a thematic approach, we chose to bring up only references to Brazilian films directed by women, seeking to give prominence to works that are often overwhelmed by hegemonic cinema. In order to put our thoughts in motion, we extracted, from Deleuze's work, two notions that will define the paths of analysis: leakage and necessity. Among some of the directors mentioned are Glenda Nicácio, Ana Carolina, Lucia Murat, Yasmin Thayná and Grace Passô.Keywords: Brazilian cinema; Women in the cinema; Creation.
Referência(s)