Escola e prática pedagógica
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Linguagem: Português
10.18764/2358-4319v16n1.2023.4
ISSN2358-4319
AutoresLaêda Bezerra Machado, Wilma Nayra Santos Severo,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste artigo identifica as representações sociais de estudantes de ensino médio a respeito da escola em que estudam e da prática pedagógica nessas instituições. Representações sociais são modos de interpretar a realidade que orientam as práticas dos sujeitos. Desenvolvemos um estudo de campo com 33 estudantes de primeiro ano do ensino médio de diferentes escolas situadas em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes-PE. Como técnica de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram representações sociais de escola centradas na qualidade do ensino, abrangência da formação, boa convivência no espaço e infraestrutura deficitária. No que se refere à prática pedagógica identificamos, com algumas restrições, compromisso e boa convivência por parte dos docentes; funcionários dedicados, equipe gestora burocrática e distante do cotidiano dos estudantes. Constatamos indícios representacionais diversificados nas práticas de estudantes de escolas técnicas, de referência e regulares. Os achados sugerem um repensar das políticas de ensino médio no estado de Pernambuco que, mesmo voltadas para inclusão da juventude, têm sido excludentes para grande parte desse grupo social.
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