Artigo Acesso aberto Produção Nacional

APLICAÇÃO DO MÉTODO DO CENTRO DE CUSTOS EM UMA MICROEMPRESA INDIVIDUAL: ESTUDO DE CASO EM UMA CONFEITARIA

2022; Volume: 17; Issue: 3 Linguagem: Português

10.47179/abcustos.v17i3.659

ISSN

1980-4814

Autores

Leopoldo Pedro Guimarães Filho, Mariana Euzébio da Silva, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, Vilson Menegon Bristot, Edison Uggioni,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente estudo foi realizado em uma microempresa familiar no ramo de confeitaria, situada no sul de Santa Catarina, que tem como meta produzir artesanalmente e comercializar produtos de doçaria e confeitaria com tradição e qualidade buscando proporcionar satisfação aos clientes. O objetivo deste artigo é estudar os fatores de produção que influenciam nos custos de uma confeitaria, propondo a implantação do método do centro de custos na empresa, para isso será necessário identificar os itens de custos, dividir a empresa em centros de custos, realizar os rateios primário e secundário aos centros de custos; apropriar os custos aos produtos e calcular o preço de venda dos produtos e comparar com preços praticados. A metodologia é descritiva, de caráter quali-quantitativo e aplicação da técnica de pesquisa documental para coleta dos dados. Dessa forma, pretende-se possibilitar ao gestor um melhor conhecimento do processo produtivo, bem como estruturar a empresa em relação aos custos dos produtos, assim como seus preços unitários. Constatou-se que o estudo para a implantação do método do centro de custos gerou melhorias e maior segurança no esclarecimento dos custos em relação ao cenário anterior. Através dos resultados obtidos se pode verificar que os preços calculados dos produtos demonstraram-se muito distantes dos preços que estavam sendo praticados pela empresa.

Referência(s)
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