Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PIBID-Pedagogia-UERR em atuação no contexto das aulas remotas

2023; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.24979/ambiente.v16i1.979

ISSN

1981-4127

Autores

Alexssandra de Lemos Pinheiro, Erika Kelly Lima da Costa, Genislane Brito Rodrigues, Graziela Sampaio do Nascimento, Joreima de Jesus Rocha, Letícia do Carmo Alves Portela, Luciene do Carmo Lima, Natália Costa Sobrinho,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O objetivo deste trabalho foi de identificar as expectativas quanto a inserção no Pibid/Pedagogia, experiências e desafios na atuação de 7 (sete) bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência - PIBID do Subprojeto-Pedagogia-Alfabetização da Universidade Estadual de Roraima que encontram-se lotadas na escola-campo Professor Carlos Raimundo Rodrigues. Desde sua criação no ano de 2010, o PIBID através de seus subprojetos, tem contribuído para o avanço na qualidade da formação inicial dos acadêmicos dos diferentes cursos de licenciatura. Entre os subprojetos do programa supracitado, o Subprojeto de Pedagogia-Alfabetização, encontra-se implantado em 3 (três) escolas públicas municipais de Boa Vista-RR, sendo que no contexto da pandemia, os trabalhos foram adaptados para o formato de aulas remotas, que encontram-se sendo desenvolvidas pelos alunos bolsistas lotados e inseridos em grupos de WhatsApp, que trata-se da ferramenta tecnológica onde ocorrem as aulas. A metodologia envolveu relato de experiências das bolsistas através de uma roda de conversa no I Seminário Integrador do Pibid ocorrido no ano de 2021, além da aplicação de um questionário com 5 questões abertas encaminhados via Google Forms as bolsistas. Os resultados apresentam que o Pibid tem contemplado seus objetivos preconizados contribuindo para ampliação na formação inicial dos professores, e que apesar dos desafios no cotidiano da escola campo de atuação das bolsistas, algumas vantagens tem sido evidenciadas, como exemplo o maior uso da tecnologia a favor da educação, do conhecimento da realidade escolar e das experiências ainda na fase inicial de formação

Referência(s)