
Sobre a complexa relação Conhecimento e Educação
2023; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.7443/problemata.v14i1.65001
ISSN2236-8612
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo tematiza as estruturas mais gerais do conhecimento, que Marques (1992) chamou ‘paradigmas’. Explicitamos, inicialmente, que um paradigma do conhecimento porta, em grandes linhas, uma concepção de educação e de práxis educativa, e que estas podem ser traduzidas em processos de ensino e de aprendizagem. Na continuidade, abordamos [i] o antigo paradigma essencialista do Ser, no qual a educação se realiza como transmissão de verdades imutáveis; [ii] o moderno paradigma da Reflexão, que confia na capacidade da razão individual e no controle técnico-instrumental da natureza; e [iii] o paradigma contemporâneo da Linguagem, que pergunta pelas condições de possibilidade de sentenças intersubjetivamente válidas a respeito do mundo e entende a educação como uma conversação que constitui homens e produz mundos. Ao modo de conclusão, distinguimos dois sentidos do termo ‘conhecimento’ e mostramos como essa distinção contribui para compreender melhor a complexa relação conhecimento & educação.
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