
CAMADAS NARRATIVAS NO CINEMA: LISBELA E O PRISIONEIRO E MISE EN ABYME
2020; Linguagem: Inglês
10.15210/p31.v1i12.18640
ISSN2358-2529
AutoresGabriel Steindorff, Fabiana Piccinin,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo discute a metanarrativa como recurso estruturador da narrativa fílmica mediante o estabelecimento de níveis diegéticos autorreferentes e articulados entre si. Dessa maneira, a narrativa fílmica objetiva estabelecer a ideia de cumplicidade e de identificação entre o narrador protagonista e o espectador por meio do efeito de mise en abyme que consiste na duplicação sucessiva e infinita da obra de arte ao projetar-se para dentro ou, de forma imaginária, para fora. Para refletir sobre a perspectiva metanarrativa no cinema observa-se a problemática na dimensão empírica a partir da performance da narradora protagonista Lisbela do filme Lisbela e o Prisioneiro (2004) de Guel Arraes, que, ao expor a estrutura narrativa do filme, indica conhecer muito bem o mundo da diegese, ao mesmo tempo em que age como quem paradoxalmente não estivesse dentro de um universo ficcional. Desta forma, Lisbela é capaz de prever e adiantar ao espectador os acontecimentos da narrativa do próprio filme em que está inserida.Palavras-chave: Narrativa; metalinguagem; metaficção; filme; Lisbela e o Prisioneiro. NARRATIVE LAYERS IN CINEMA: LISBELA E O PRISIONEIRO AND MISE EN ABYME Abstract: The article discusses the metanarrative as structuring resource from film narrative by establishing of self-referential diegetic levels and articulated by them. Thus the narrative film objectify to establish an idea of complicity and identification between the protagonist storyteller and the viewer by a mise en abyme effect which consists of successive and endless duplication of the work of art to be projected into or, in an imaginary way, out. Thinking about the cinema metanarrative perspective, we observe the empiric proportion starting from the performance of the protagonist storyteller Lisbela, in the movie Lisbela e o Prisioneiro (2004), by Guel Arraes. The character, while exposing the narrative structure of the film, shows us diegesis expertise and she acts as if paradoxically were not in a fictional universe. Thus, Lisbela is able to predict and anticipate to the viewer the narrative of the events of the film in which plays a role.Keywords: Narrative; metalanguage; metafiction; film; Lisbela and the Prisoner.
Referência(s)