Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Entre o provisório e o incerto: modos de trabalho em uma agência de publicidade colaborativa

2023; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 48; Linguagem: Português

10.1590/1982-2553202359558

ISSN

1982-2553

Autores

Maria Cristina Dias Alves,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Resumo Para observar processos de trabalho em transformação nas agências de publicidade brasileiras, realizamos uma pesquisa de cunho etnográfico em três modelos de agência (tradicional, digital e colaborativa). Neste artigo, apresentamos parte das observações, entrevistas e análises realizadas na agência de modelo colaborativo, que agrupa serviços de comunicação e de tecnologia em um negócio híbrido. Sob os conceitos de mediações, midiatização e dispositivos, discutimos a descentralização de saberes e de poderes dentro de um ecossistema publicitário, materializado em um espaço físico horizontal, com hierarquia peculiar e em constante movimento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX