Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Compassos entre o ensino de História e a formação de professores: trajetórias em construção.

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22481/politeia.v21i1.11118

ISSN

2236-8094

Autores

Sueli de Fátima Dias, Marlene Rosa Cainelli,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo integra estudos que analisam como professores em serviço acompanham discussões acerca do ensino de História e concepções teórico-metodológicas da Educação Histórica. Aborda elementos que relacionam o ensino de História e a formação de professores a partir do estabelecimento da disciplina na grade curricular das escolas do Brasil. Reforça, apoiando-se em concepções como a de Fenelon (1982) e a de Nadai (1993), que as primeiras relações entre formação de professores e ensino de História são heranças de estruturas educacionais europeias, de fins do século XIX e século XX, embasadas em ideias positivistas, cientificistas e tecnicistas. Desenvolve-se, seguindo a periodização de Schmidt (2012), para o ensino de História no currículo escolar brasileiro, estabelecendo quatro fases que possibilitam analisar aspectos das questões educacionais e a conjuntura sociopolítica do país: 1. Construção do código disciplinar da História no Brasil (1838-1931); 2. Consolidação do código disciplinar da História no Brasil (1931-1971); 3. Crise do Código disciplinar da História no Brasil (1971-1984); 4. Reconstrução do código disciplinar da História no Brasil (1984-?). Destaca princípios da organização do ensino de História e consequentes exigências para a formação de professores envolvidas com a transmissão de informações que não priorizam a análise, reflexão ou interpretações de diferentes perspectivas dos eventos históricos. Contribui no questionamento das perspectivas do processo de ensinar e aprender História e sobre para qual tipo de sociedade contribuir.

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