Desafios para Preservação de Acervo no Campo da Arte e Tecnologia

2022; Linguagem: Português

10.15210/p31.v2i19.24755

ISSN

2358-2529

Autores

Paula Monseff Perissinotto, Silvia Laurentiz,

Tópico(s)

Museums and Cultural Heritage

Resumo

A problemática da preservação de tipo especial de obra de arte que pertence ao campo da arte e tecnologia é abordada na perspectiva das especificidades das próprias obras datadas desde os anos 50, como por exemplo: Cinecromáticos (1953), de Abraham Palatnik; Crown TV (1965), de Nam June Paik e net.flag (2019), de Mark Napier. Estas obras serão analisadas como estudos de caso de preservação e terão suas histórias e suas restituições levadas em consideração. A interlocução estará balizada nos textos de Rinehart & Ippolito (2014) e Sweeny (2015), que trazem ao tema a memória social, a obsolescência, a falibilidade tecnológica, a questão política que permeia a discussão, e o papel de legitimação dos atores e das instituições culturais envolvidas. Apontamos a iniciativa da plataforma ADA - Archive of Digital Art (1999/2020) que documenta, cataloga, armazena e disponibiliza ao público o histórico e contexto de obras criadas digitalmente, que por ora funcionam como referência da memória destas obras.

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