Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A RELAÇÃO SOCIEDADE - NATUREZA A PARTIR DA PEDAGOGIA WALDORF

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/rvc.v4i1.67446

ISSN

2675-9616

Autores

Josiene de Carvalho Santana, Joelma Carvalho Vilar,

Tópico(s)

Education Methods and Practices

Resumo

Este trabalho se constitui de um recorte da pesquisa de Mestrado em andamento, que tem sua centralidade na relação sociedade – natureza à luz da Pedagogia Waldorf (PW). O artigo tem o objetivo de identificar como os princípios e fundamentos educacionais da PW concebem a relação sociedade-natureza. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, refletiu-se que a PW é uma teoria de currículo de base antroposófica que concebe o ser humano como uma unidade harmônica físico-anímico-espiritual, com parâmetros de uma ecologia profunda, seus princípios e fundamentos associam habilidades corporais, cognitivas e emocionais, onde a relação sociedade-natureza é construída diariamente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX