
A RELAÇÃO SOCIEDADE - NATUREZA A PARTIR DA PEDAGOGIA WALDORF
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.4025/rvc.v4i1.67446
ISSN2675-9616
AutoresJosiene de Carvalho Santana, Joelma Carvalho Vilar,
Tópico(s)Education Methods and Practices
ResumoEste trabalho se constitui de um recorte da pesquisa de Mestrado em andamento, que tem sua centralidade na relação sociedade – natureza à luz da Pedagogia Waldorf (PW). O artigo tem o objetivo de identificar como os princípios e fundamentos educacionais da PW concebem a relação sociedade-natureza. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, refletiu-se que a PW é uma teoria de currículo de base antroposófica que concebe o ser humano como uma unidade harmônica físico-anímico-espiritual, com parâmetros de uma ecologia profunda, seus princípios e fundamentos associam habilidades corporais, cognitivas e emocionais, onde a relação sociedade-natureza é construída diariamente.
Referência(s)