Editorial
2022; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4025/rvc.v2i2.63673
ISSN2675-9616
AutoresJosie Ágatha Parrilha da Silva, Marcos Gervânio de Azevedo Melo, Anderson Pedro Laurindo, Elemar Kleber Favreto,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoO presente Número Temático da revista Vitruvian Cogitationes abre-se para umconjunto de textos apresentados durante o evento IX Workshop Paranaense de Arte-Ciência /7th International Meeting on Art-Science - Imagens do Brasil. Os trabalhos aqui publicadosforam escolhidos após avaliação duplo-cego e constituem uma grande síntese do eventorealizado num ano atípico, marcado pelos quase dois anos de pandemia que aflige o Brasil etodo o planeta.Os Workshops iniciaram-se no ano de 2009, com as comemorações mundiais do Anoda Astronomia, em virtude do aniversário dos 400 anos da invenção do telescópio, aprimoradopor Galileo Galilei. Os Workshops contam com a colaboração consorciada de três Instituiçõese Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área de Ensino de Ciências: PCM (UniversidadeEstadual de Maringá), PPEGECEM (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e PPGECT(Universidade Tecnológica Federal do paraná, campus de Ponta Grossa). De lá para cá, noveedições nacionais e sete internacionais foram realizadas para a discussão inter e transdisciplinarda área de conhecimento ARTE-CIÊNCIA.Em 2021, o evento abordou novamente um tema transversal comemorando obicentenário de Jean-Victor Frond (1821-1881), fotógrafo de nacionalidade francesa queinstalou seu primeiro estúdio no Rio de Janeiro. Desenvolveu um projeto para documentar asterras brasileiras e, apesar de não ter conseguido fotografar todo o pais, publicou, em 1859, oBrésil Pittoresque (“Brazil pitoresco”), com texto de Charles Ribeyrolles. Foi o primeiro livrode fotografia publicado na América Latina, possuindo registros fotográficos da escravidão, davida rural e das paisagens do Rio de Janeiro.A comemoração do bicentenário de Jean-Victor Frond com o tema “Imagens no Brasil”serviu de inspiração para a reflexão sobre as imagens do Brasil de 2021. O evento teve comoprincipal objetivo, desenvolver um workshop de arte-ciência que propiciasse reflexões sobre oconhecimento de forma ampla e plural a partir de atividades de extensão (palestras, mesasredondas, oficinas, mostra de vídeos, mostra de fotografias e trabalhos científicos) e deVitruvian Cogitationes - RVCdivulgação científica que integrem a comunidade acadêmica e a comunidade externa a partir dotema Imagens do Brasil.O evento teve, sobretudo, o objetivo de propiciar uma reflexão sobre a temática imagema partir de diferentes áreas de conhecimento, relacionando pesquisa, ensino e extensão a partirde um referencial teórico-prático inter e transdisciplinar.Foi explorado em alguns trabalhos o tema Imagem e CTS (Ciência-TecnologiaSociedade), contemplando pesquisas que relacionem o universo imagético com o CTS. Outros,contemplam pesquisas que investigam a produção, a criação e o uso de imagens, sejam elasfixas (gravura, pintura, fotografia, etc.) ou em movimento (cinema, televisão, mídiascontemporâneas, etc.), propiciando reflexões sobre a temática central do workshop “Imagensdo Brasil” e, dessa forma, contribuindo para reflexões sobre experiências subjetivas, estéticase políticas que envolvem a imagem.A temática Imagens e Ensino também foi explorada discutindo questões teóricas e/oupráticas sobre a produção, a criação e o uso de imagem em diferentes áreas de conhecimentopara espaços formais e não formais de ensino.Os trabalhos aprovados para o evento foram reavaliados para compor o número especialda revista Vitruvian Cogitationes. A etapa seguinte foi a adequação para a revista. Ao finalforam aprovados catorze trabalhos, distribuídos entre: doze artigos e dois relatos deexperiências.Os artigos são: A imagem fotográfica: usos e aplicações no ensino de História; Açõesevidenciadas na criação de cenas teatrais científicas sobre a Lua mediante a utilização dereferenciais imagéticos; Abordagem fílmica no ensino de Física: um estudo com professores eprofessoras de física da mesorregião do baixo amazonas paraense; Artistas viajantes e a críticaa degradação ambiental brasileira; Leitura de imagem com enfoque CTS: pneus depositados nacosta de Fort Lauderdale de Steve Spring; Leitura de imagem: proposições e o caso de Wall-E;Obras Modernistas e a Botânica: a construção de uma brasilidade e suas possibilidades deensino decolonial; O pensamento complexo e a arte indígena contemporânea: uma leitura daimagem com enfoque CTS no ensino de ciências; “Our Friend The Atom”: uma análiseimagética do livro de comunicação científica da Disney; Representações imagéticas delicenciandos de ciências biológicas sobre a vida extraterrestre: uma leitura de imageminterdisciplinar; Rio: um filme de animação para refletir ciência, tecnologia e sociedade (CTS)no ensino de ciências; Rosto Químico: uma relação entre a arte e a ciência.Os relatos de experiência são: A arte conceitual e a modelagem matemática, uma relaçãointerdisciplinar como forma de ensino-aprendizagem; Relato de uma oficina teórico-prática:representação em perspectiva.Boa leitura!
Referência(s)