Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Op Art e o Design de Produto

2023; Politécnico de Castelo Branco; Volume: 16; Issue: 31 Linguagem: Português

10.53681/c1514225187514391s.31.167

ISSN

2184-0180

Autores

João P. Manaia,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Em outubro de 1964, o termo Op Art surge num artigo da revista Time que descreve um novo estilo de arte, gerador de ilusões óticas. A Arte Ótica ou Op Art é caracterizada por padrões geométricos e distorções que provocam no espetador respostas percetivas e dinâmicas, originando ilusões óticas, sensações de movimento ou cintilações que acabam por envolver o próprio corpo que sente e responde aos estímulos. Em meados da década de 1960 a popularidade da Op Art difunde-se em muitos objetos da vida quotidiana, influenciando o design de produto. No presente artigo, a Op Art é contextualizada, são descritos e analisados os principais efeitos óticos da Op Art utilizados pelos designers de produto, com recurso a exemplos visuais. Estes incluem: o padrão moiré, imagens residuais, rede de Hermann e distorções espaciais.

Referência(s)