Artigo Acesso aberto

A utilização das metodologias ativas no ensino da matemática

2023; Linguagem: Português

10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/utilizacao-das-metodologias

ISSN

2448-0959

Autores

J. F. da Silva, Fernando Colares, Gustavo Nogueira Dias, Cássio Pinho dos Reis, José Carlos Barros de Souza Júnior, Rosiane Ferreira Gonçalves, Herson Oliveira da Rocha, Ademir Ferreira da Silva Júnior, Gilberto Emanoel Reis Vogado, Washington Luiz Pedrosa da Silva, Nazaré Doriene de Melo Reis, Wagner Davy Lucas Barreto, Antônio Thiago Madeira Beirão, Katiane Pereira da Silva,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Este trabalho reflete a utilização de práticas pedagógicas que utilizem metodologias ativas, com uma inovação, que faz com que o aluno aprenda como protagonista do seu próprio aprendizado. Nesse processo de aprendizagem, permite que os alunos desenvolvam autoconfiança, autoestima e autonomia para aprender, escrevendo uma jornada escolar significativa e cada vez melhor. Para atingir esse objetivo, o professor precisa buscar transformar seu estudante em protagonista do processo, priorizando a qualidade do ensino. Este trabalho tem como objetivo investigar e analisar a potencialidade da metodologia da sala de aula invertida na aprendizagem matemática mediada por tecnologias digitais, com estudante do sétimo ano, 8º ano e 9º ano do ensino fundamental II, além da utilização da modalidade de ensino da sala de aula invertida aplicados em uma escola da rede municipal da cidade de Ananindeua-PA. Como resultado da pesquisa observamos que a aprendizagem em matemática, mediada por tecnologias digitais, torna o ritmo de desenvolvimento dos conteúdos mais acelerados com percepção mais ágil pelos discentes.

Referência(s)