Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Nós da nação

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ; Volume: 23; Issue: 1 Linguagem: Português

10.47369/eidea-23-1-3699

ISSN

2237-6984

Autores

Renan Paulo Bini, Aparecida Feola Sella,

Tópico(s)

Linguistics, Language Diversity, and Identity

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, pesquisa sobre como marcas linguísticas da Primeira Pessoa do Plural (PPP) são mobilizadas, em recortes de textos do gênero dossiê, das revistas Cult (Brasil) e Nova Águia (Portugal), de modo a conquistar a adesão da audiência por meio do pathos vinculado a sentimentos nacionalistas. Para as análises, adotou-se, principalmente, a perspectiva qualitativa, embasada teoricamente em estudos de diferentes vertentes da Linguística, da Pragmática e da Retórica, o que proporcionou a verificação de recorrência de marcas linguísticas dos fenômenos estudados, e, em um segundo momento, proporcionou a análise descritiva. As análises evidenciam que, no corpus, a PPP é utilizada para a construção de três tipos diferentes de grupos virtuais que envolvem a noção de território e cultura compartilhada em um espaço geográfico, sendo que essas estratégias ocorrem com muito maior proeminência em textos do português europeu.

Referência(s)