
Gestão laboratorial do pronto atendimento de Laranjal do Jari-Amapá na pandemia do Coronavírus
2023; Brazilian Journal of Development; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português
10.34119/bjhrv6n3-148
ISSN2595-6825
AutoresAna Pombo, Vencelau Jackson da Conceição Pantoja, Winnie Karen de Farias Lima Pires, Paulo Rossi da Silva Pimenta, Giovanni Paulo Ventura Costa, Edmundo de Souza Moura Filho, Rosana Oliveira do Nascimento, Rubens Alex de Oliveira Menezes,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoO objetivo do presente estudo é Evidenciar a eficácia da gestão laboratorial na unidade de pronto atendimento (UPA) de Laranjal do Jari, estado do Amapá durante a pandemia por Covid-19 no período de abril de 2020 á março de 2022. Método: Trata-se de um estudo bibliográfico juntamente com histórico de dados da gestão laboratorial da UPA do municipio e assim evidenciar o modelo de gestão adotado durante a pandemia. Resultados: Durante o período da pandemia o Laboratório de Análises Clínicas da UPA 24h de Laranjal do Jari vivenciou diversas dificuldades na gestão laboratorial, dentre elas a falta de profissionais na equipe, falta de materiais e insumos para atendimentos em seus serviços, bem como a ausência de sistema na obtenção de dados dos pacientes atendidos. Conclusão: Apesar de toda demanda atendinda durante o periodo nota-se através do estudo que por falta de instrumentos e pessoal de trabalho, a gestão enfrentou diversos problemas gerenciais com investimentos na equipação laboratorial, bem como na aquisição de materiais e profissionais visando melhorar o atendimento os pacientes desta unidade de saúde.
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