Artigo Acesso aberto

O JOGO TORRE DE HANÓI COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO ENSINO DE POTÊNCIAS: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NÍVEL II

2023; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 9; Issue: 5 Linguagem: Português

10.51891/rease.v9i5.10019

ISSN

2675-3375

Autores

Carlos Alberto Ribeiro, Afonso Ribeiro Damasceno Neto, Iris Neles Silva, Lucineide Silva de Lima, Maria José Monteiro Dantas, Vania Duarte da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A matemática tem um papel extremamente importante na vida dos indivíduos desde seus primórdios, auxiliando o homem a compreender todas as áreas de sua vida. Na contemporaneidade, a matemática tem se aprimorado e encontrado outras maneiras de proporcionar o saber, seja pela tecnologia, aulas, como também em jogos, que é o tema desse trabalho acadêmico, mostrar como o jogo Torre de Hanói pode ser uma ferramenta mediadora no ensino de potências para alunos do ensino fundamental. Nesse artigo, procurou-se ver uma forma de fixar o conteúdo com o auxílio do jogo, já que o objetivo foi faciliar o aprendizado dos alunos. Para a coleta de dados foram utilizadas observações, registros de imagens e registro das situações relevantes em um diário de bordo, que é um caderno ou pasta em que o estudante registra as etapas que realiza no desenvolvimento de algum projeto. Os resultados apresentados apontam que é possível despertar o interesse pela matemática utilizando como recurso metodológico jogo citado.

Referência(s)