O JOGO TORRE DE HANÓI COMO FERRAMENTA MEDIADORA NO ENSINO DE POTÊNCIAS: UM ESTUDO COM OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NÍVEL II
2023; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 9; Issue: 5 Linguagem: Português
10.51891/rease.v9i5.10019
ISSN2675-3375
AutoresCarlos Alberto Ribeiro, Afonso Ribeiro Damasceno Neto, Iris Neles Silva, Lucineide Silva de Lima, Maria José Monteiro Dantas, Vania Duarte da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA matemática tem um papel extremamente importante na vida dos indivíduos desde seus primórdios, auxiliando o homem a compreender todas as áreas de sua vida. Na contemporaneidade, a matemática tem se aprimorado e encontrado outras maneiras de proporcionar o saber, seja pela tecnologia, aulas, como também em jogos, que é o tema desse trabalho acadêmico, mostrar como o jogo Torre de Hanói pode ser uma ferramenta mediadora no ensino de potências para alunos do ensino fundamental. Nesse artigo, procurou-se ver uma forma de fixar o conteúdo com o auxílio do jogo, já que o objetivo foi faciliar o aprendizado dos alunos. Para a coleta de dados foram utilizadas observações, registros de imagens e registro das situações relevantes em um diário de bordo, que é um caderno ou pasta em que o estudante registra as etapas que realiza no desenvolvimento de algum projeto. Os resultados apresentados apontam que é possível despertar o interesse pela matemática utilizando como recurso metodológico jogo citado.
Referência(s)