
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL E COMUNICAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
2023; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 9; Issue: 5 Linguagem: Português
10.51891/rease.v9i5.9939
ISSN2675-3375
AutoresAlessandra Manoel Porto, Isabella da Silva Souza,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre a relação entre comunicação empresarial e planejamento estratégico, identificando estratégias de comunicação para garantir o sucesso do planejamento estratégico, a importância da comunicação interna na empresa, as ferramentas de comunicação para o planejamento estratégico e os desafios futuros da comunicação empresarial e do planejamento estratégico. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica em bases de dados relevantes, como Scopus, Web of Science e Google Scholar. Conclui-se que a comunicação empresarial é fundamental para o planejamento estratégico e pode contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais. As ferramentas de comunicação são importantes aliadas no processo de comunicação empresarial e podem contribuir para a efetividade do planejamento estratégico. No entanto, é necessário enfrentar desafios futuros, como a adaptação às mudanças tecnológicas e aos novos modelos de negócio.
Referência(s)