
A abordagem dos transportes nos livros didáticos de Geografia em países latino-americanos
2023; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 27; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.2179-0892.geousp.2023.208371
ISSN2179-0892
AutoresBruno Candido dos Santos, Péter Bagoly‐Simó,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO tema dos transportes em livros didáticos de Geografia é abordado de diferentes formas. Considerando os países latino-americanos, as diferentes organizações das coleções didáticas e a distribuição dos conteúdos são determinantes no aprofundamento das descrições e no debate sobre os transportes em cada caso. Diante disso, este artigo examina a abordagem dos transportes em livros didáticos de Geografia de países latino-americanos (México, Venezuela, Peru, Costa Rica e Brasil), com ênfase nos brasileiros, já que estes diferem dos demais por dedicar capítulos inteiros ao tema, com minuciosa caracterização dos modais e farta gama de exemplos no Brasil e em outros países. O artigo se organiza em quatro itens, além de introdução, considerações finais e referências. O primeiro debate a importância dos livros didáticos de Geografia, o segundo faz uma discussão teórica da Geografia dos Transportes, e os demais analisam os transportes nos livros didáticos latinoamericanos para mostrar as particularidades da organização escolar nesses países e seus reflexos nos livros didáticos de Geografia.
Referência(s)