
Juventude como mirante dos fenômenos sociais e a reforma do ensino médio — o que se vê quando se olha de um outro lugar?
2023; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 28; Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782023280052
ISSN1809-449X
AutoresMônica Peregrino, Juliana de Moraes Prata,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoRESUMO Este artigo objetiva apresentar o desenho de uma abordagem para o campo da educação, a partir da perspectiva da juventude, construindo-a como um “lugar de observação” da reforma do ensino médio. Nela, trataremos a juventude como posição social, sujeita a uma variedade de condições de vida e de modos de expressão, e procuraremos demonstrar as possibilidades analíticas abertas para o campo da educação, a partir dos estudos de transição para a vida adulta, por meio de um exercício sobre o ensino médio e sua reforma. Os resultados apontam para uma definição de juventude em que espaço (lugar, na perspectiva de Bourdieu) e tempo (fluxo da história, na formulação de Mannheim) sintetizam a localização desse conjunto social (os jovens). E ainda, ao tomarmos o ensino médio como linha divisória entre modos distintos de transição escola-trabalho, demonstraremos o impacto da reforma sobre aqueles que ela joga nas sombras: jovens recentemente incluídos nesse patamar de ensino.
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