Artigo Acesso aberto Produção Nacional

INICIAÇÃO SEXUAL PRECOCE DE ADOLESCENTES MASCULINOS EM CONTEXTO DE DIVERSIDADE DE GÊNERO

2023; Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem; Volume: 32; Linguagem: Português

10.1590/1980-265x-tce-2022-0285pt

ISSN

1980-265X

Autores

Wallacy Jhon Silva Araújo, Gabriela Rodrigues Bragagnollo, Danielle Laet Silva Galvão, Waldemar Brandão Neto, Rosângela Andrade Aukar de Camargo, Estela Maria Leite Meirelles Monteiro,

Tópico(s)

HIV/AIDS Research and Interventions

Resumo

RESUMO Objetivo: compreender o processo de iniciação sexual precoce de adolescentes escolares masculinos em contexto de diversidade de gênero, à luz da Teoria de Madeleine Leininger. Método: pesquisa descritiva, exploratória de abordagem qualitativa, realizada com 18 adolescentes escolares na cidade do Recife-Pernambuco, Brasil. As entrevistas individualizadas ocorreram nos meses de junho a dezembro de 2019 e, para produção do material empírico, empregou-se um roteiro de entrevista semiestruturado. Como recurso analítico, recorreu-se ao software IRAMuTeQ® para categorização dos dados na modalidade temática. Resultados: a partir das entrevistas, emergiram quatro eixos temáticos: Fatores influenciadores na iniciação sexual precoce; Vivência na iniciação sexual precoce; Identidade de gênero em contexto de múltiplas masculinidades e aspectos culturais relacionados à iniciação sexual precoce. A iniciação sexual constitui-se como um requisito para o adolescente masculino ser respeitado e aceito em um grupo. Compreende-se que a sexarca precoce delimita-se principalmente pela imaturidade emocional e carência de conhecimentos, expondo-os a situações de vulnerabilidades. Conclusão: os tabus inibem o estabelecimento de relações dialógicas no contexto familiar e no cenário escolar, configurando situações de vulnerabilidades para a iniciação sexual precoce, diante das descobertas da sexualidade em contexto de diversidade de gênero. Torna-se essenciais ações interdisciplinares e intersetoriais, com ênfase no papel articulador do enfermeiro, para fomentar espaços dialógicos de cuidado congruente para com o adolescente visando a construção de conhecimentos sobre a diversidade de gênero e a iniciação sexual segura.

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