Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A DESINFORMAÇÃO E OS DISCURSOS AUTORITÁRIOS: A DEMOCRACIA AMEAÇADA E O DESAFIO À EDUCAÇÃO

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 27; Issue: 54 Linguagem: Português

10.26694/rles.v27i54.3878

ISSN

2526-8449

Autores

Lidiane Grutzamann, Flávia Schilling,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

O texto propõe uma reflexão sobre a desinformação enquanto pressuposto de veiculação de discursos autoritários com alto poder de sedução das novas gerações hiper conectadas. Hannah Arendt (2016a, 2016b,1989) analisou a comunicação política no nazismo e verificou a presença de mentiras, entre outras estratégias de manipulação em prol de um projeto autoritário. O exercício demonstrou que a análise das técnicas de comunicação política mostra-se eficiente na identificação e prevenção a ascensão de novos autocratas. No discurso “Aspectos do novo radicalismo de direita”, proferido aos estudantes da Universidade de Viena, Adorno (2020) apresenta a propaganda como um mecanismo eficaz de transformação de mentiras em verdades, explica seu funcionamento e os principais truques de manipulação amplamente utilizados pelos movimentos extremistas antidemocráticos. É de extrema importância a divulgação destes indicadores diante do início da digitalização da política, conforme nos atualiza a antropóloga Cesarino (2019, 2020 e 2021). A mesma nebulosidade que impede a diferenciação da verdade e da mentira nos novos espaços de comunicação política disfarça o discurso com potencial autoritário e se configura como risco à democracia e um grande desafio à educação das novas gerações. No sentido de contribuir com a reflexão, criamos uma tabela comparativa das principais técnicas de manipulação discursiva presentes no extremismo da década de 30 e a evolução destas estratégias em tempos de cibernética. Este recurso pretende servir de subsídio informativo para criação de estratégias didáticas para prevenção de novos extremismos e fortalecimento dos processos democráticos.

Referência(s)