Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

entrelugares e o futuro aberto da formação e atuação docente em língua alemã na luta contra o latifúndio linguístico

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 15; Issue: 37 Linguagem: Português

10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14201

ISSN

2175-6600

Autores

Milan Puh, Elaine Cristina Roschel Nunes,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste trabalho, discutimos possíveis caminhos de iniciação e atuação na profissão docente na área do alemão, no âmbito da práxis pedagógica, em termos freirianos. Para tanto, analisamos dois entrelugares: a formação de docentes na (pós)graduação em uma disciplina de metodologia de ensino em língua alemã e as possibilidades de reflexão e ação sobre “latifúndio linguístico” brasileiro, metáfora operacional que concebemos diante de sentidos instáveis da ação pedagógica na educação. Nesse caminho, traçamos uma crítica à política hegemônica monolíngue e à “autocolonização” na docência como aspectos obstrutivos do reconhecimento da condição plurilíngue do Brasil e sua manutenção no futuro. Por fim, como resultados de nossa prática, apresentamos a relevância de uma ação pedagógica decolonial, com a emersão de falares diversos no meio acadêmico e nas demais instâncias educativas, acompanhada da escuta ativa, alinhada à colaboração e à cooperação, como ações fundamentais não apenas para nosso trabalho docente, mas também para inserção na complexidade do mundo atual.

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