
ProJovem Campo Saberes da Terra: Política Pública para o fortalecimento da Educação do Campo em Mato Grosso?
2023; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.23926/rpd.2023.v8.n2.e23039.id666
ISSN2526-2149
AutoresCleuza Aparecida de Santana Gonçalves, Edione Teixeira de Carvalho, Marcelo Franco Leão,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO ProJovem Campo Saberes da Terra buscou proporcionar formação integral do jovem do campo por meio de atividades curriculares e pedagógicas, que consideraram as especificidades e as condições de vida dos jovens agricultores familiares, consoante com as Diretrizes Curriculares para a Educação do Campo. Esse estudo teve como objetivo refletir sobre a importância do ProJovem Campo Saberes da Terra e o currículo desenvolvido por essa política pública em Mato Grosso em suas duas edições. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, que recorreu as legislações e literatura sobre o assunto, bem como a análise do Projeto Político Pedagógico do Programa. Em síntese, foi possível perceber que essa política pública deixou significativas contribuições para a Educação do Campo, seja para fortalecer e desenvolver metodologias adequadas às especificidades da EJA no campo e na organização curricular e metodológica adequadas às características e realidades da vida dos povos do campo.
Referência(s)