
Deslocamentos de tempo/espaço na educação: a construção de subjetividades integrais
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Volume: 19; Issue: 50 Linguagem: Português
10.22481/praxisedu.v19i50.10998
ISSN2178-2679
AutoresRochele da Silva Santaiana, Viviane Castro Camozzato,
Tópico(s)Diverse Education Studies and Reforms
ResumoO mote central deste artigo é problematizar os embates para a construção de subjetividades integrais a partir dos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação. A partir de discussões acerca das condições de possibilidade da ampliação do tempo escolar é evidenciada a centralidade de uma racionalidade política que abrange a noção de formação integral como um investimento econômico e um modo fecundo de governamento dos indivíduos. Tendo sido feita a contextualização de diferentes períodos políticos de nosso país, a análise se moveu em torno de notícias que, enquanto materialidade discursiva, evidenciam os deslocamentos de tempo e espaço na educação contemporânea brasileira, colocando em cena articulações com a inclusão, a segurança social, os sentidos de escolarização e de sociedade que estão em disputa.
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