Uma abordagem histórica para o ensino de elipse
2023; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 6 Linguagem: Português
10.55905/revconv.16n.6-026
ISSN1988-7833
AutoresMiriam Cardoso Utsumi, Andrês Rodrigues Oliveira, Deborah de Cássia Pereira Neto, Gabriel Nascimento Magalhães, Gustavo Cazaroli De Melo,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoApresentamos uma proposta de ensino de elipses apoiada no uso da História da Matemática, fruto de uma investigação desenvolvida em nível de Iniciação Científica sobre o uso de História para ensinar e aprender Matemática, que mostrou que há pouco material disponível para professores de Matemática que desejem se aventurar por esse caminho. Configura-se, portanto, como um recorte da pesquisa. Para a construção da Proposta realizamos um exame das diretrizes curriculares, bem como da forma que o conteúdo é apresentado em livros avaliados pelo PNLD. A revisão de literatura mostrou que a dificuldade para se ensinar e aprender cônicas pode estar relacionada a: falta de contextualização do assunto, falta de tratamento adequado do conteúdo por parte dos currículos, abordagem do assunto de maneira mecânica e/ou extremamente complexa. Considerando-se o exposto, nossa Proposta se fundamentou no método de construção de arcos abatidos de um livro de 1598 e tem como objetivo que a aprendizagem seja construída a partir da observação e análise de situações reais do cotidiano e da interpretação de motivações históricas, realizando a formalização conceitual e matemática após o estudante ter tido contato com conceitos que ele próprio observou, elaborou e reelaborou sob a tutela do professor. As atividades sugeridas estão divididas em 4 sessões, para serem desenvolvidas em trios produtivos e individualmente, em ambiente lápis e papel, o que não demanda recursos extras para as suas realizações. Acreditamos que a Proposta está alinhada aos princípios das diretrizes curriculares e pode contribuir para sanar as principais dificuldades apontadas pela literatura.
Referência(s)