Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação para as relações étnico-raciais: uma proposta de ensino para a Educação Física escolar

2023; Volume: 28; Issue: 301 Linguagem: Português

10.46642/efd.v28i301.3698

ISSN

1514-3465

Autores

Samuel Feliciano Pereira, Fábio Ricardo Mizuno Lemos,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

Diante dos desafios históricos enfrentados pela comunidade negra no Brasil, nos diversos espaços sociais, é fundamental que as escolas desenvolvam um ensino pautado nas relações étnico-raciais. Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino para o desenvolvimento das relações étnico-raciais nas aulas de Educação Física, a fim de discutir junto com os/as educandos/as questões ligadas a cultura afro-brasileira e africana. Sendo a Educação Física um componente curricular obrigatório da educação básica é essencial também trabalhar nesta disciplina com o ensino das relações étnico-raciais, e os jogos e as brincadeiras podem ser importantes instrumentos para a construção de saberes. Assim, a proposta de ensino foi estruturada em cinco aulas de 50 minutos, contendo: Aula 1 – Vivência das brincadeiras “pegue o bastão” e “labirinto”; Aula 2 – Vivência da brincadeira “saltando feijão” e do quebra-cabeça do continente africano; Aulas 3, 4 e 5 – Discussão sobre o filme/documentário “Emicida: AmarElo - É Tudo Pra Ontem”. As aulas propostas têm o potencial de favorecer a construção de conhecimentos sobre a história dos povos negros no Brasil, sobre o continente africano e a riqueza cultural de diversas etnias espalhadas pelos países que o compõe.

Referência(s)