Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A MÚSICA NA REVISTA DA FUNDARTE

2023; Volume: 54; Issue: 54 Linguagem: Português

10.19179/rdf.v54i54.1237

ISSN

2319-0868

Autores

Bruno Félix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel,

Tópico(s)

Diverse Music Education Insights

Resumo

O estudo apresenta o “estado da arte” na Revista da FUNDARTE, em se tratando da linguagem em Arte-Música, e suas possíveis articulações ao campo educativo-musical. O referencial teórico consiste nos pressupostos de Kraemer (2000) sobre os usos e funções do conhecimento pedagógico-musical. A metodologia utilizada inclui as abordagens Quali-quantitativa, e a Análise de Discurso, enquanto método. Para a análise dos dados, a Análise de Conteúdo. A diversidade das temáticas em Música publicadas nos 87 textos selecionados na Revista da FUNDARTE possibilitou a compreensão da importância da articulação dos conhecimentos gerais em Música às perspectivas educativo-musicais, em prol de uma reflexão abrangente ao campo da Educação Musical contemporânea.

Referência(s)
Altmetric
PlumX