Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Navegar é preciso! Sobreviver é urgente! Metáforas de vida e de educação.

2023; Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph); Volume: 8; Issue: 23 Linguagem: Português

10.31892/rbpab2525-426x.2023.v8.n23.e1107

ISSN

2525-426X

Autores

Bethânia Medeiros Geremias,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Nesta narrativa autobiográfica são relatadas e analisadas vivências singulares de uma professora universitária durante o Ensino Remoto, concebido como alternativa emergencial frente à pandemia do Coronavírus para que as atividades formativas tivessem continuidade. A partir de um olhar crítico para a inserção de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem no Ensino Superior, a autora descreve sua participação em alguns dos momentos decisórios institucionais sobre o modo como as aulas teriam continuidade. Além disso, a autora, ao narrar suas memórias e práticas, apresenta sua vivência docente durante o período de adaptação do ensino presencial ao remoto, valendo-se de dados de pesquisa em ensino, por ela desenvolvida, para analisar os dilemas vivenciados durante a disciplina virtual e as avaliações dos estudantes sobre a experiência dessa formação não presencial. Assim, analisa que pensar criticamente a técnica e nossa relação com ela é fundamental para que possamos rever nossas práticas pedagógicas no retorno às aulas presenciais, de modo a explorar as múltiplas possibilidades didáticas de integração das tecnologias contemporâneas nas salas de aula universitárias de forma crítica e coletiva.

Referência(s)