Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Memórias, escritas e diários em pesquisaformação

2023; Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph); Volume: 8; Issue: 23 Linguagem: Português

10.31892/rbpab2525-426x.2023.v8.n23.e1109

ISSN

2525-426X

Autores

Luciane Maria Pezzato, Inês Ferreira de Souza Bragança, Camila Petrucci dos Santos Rosa,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

No texto compartilhamos memórias e escritas em diários, a partir de contextos e processos de vida, pesquisa e formação, em diálogo com autores/as que nos acompanharam nesse percurso e trabalharam com escritas de diários, em variadas composições e áreas do conhecimento. Destacamos o estudo de René Lourau, com o diário de pesquisa, fundamentado na análise institucional francesa, e de René Barbier com o diário da itinerância, proposto pela pesquisa-ação existencial. Tendo, como perspectiva, a corrente das histórias de vida em formação e os estudos nos/dos/com os cotidianos escolares, nos aventuramos pensar e problematizar o trabalho com diários, como movimentos de pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, a partir de fragmentos das memórias das três autoras, com intuito de compor sentidos, até então adormecidos pelo passar dos anos, em diferentes espaços do vivernarraspesquisarformar. Com esses diálogos e rememorações, procuramos traçar caminhos possíveis para pensar os diários, sem fronteiras demarcadas, abertos às finalidades propostas pelo/a/s diarista/s, situado em um dado contexto. Assim como os memoriais, os diários são, também, práticas de pesquisaformação, de pesquisa com os cotidianos, arriscamos dizer que é um território de escrita aberta para a criação e a invenção de si e do outro.

Referência(s)