
Avaliação dos princípios e práticas de responsabilidade socioambiental em uma instituição de ensino superior no Estado de São Paulo
2023; Faculdade de Tecnologia Eniac; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22567/rep.v12i1.962
ISSN2316-2341
AutoresIvan Cardoso Sá, Renato de Brito Sanchez, Maria Helena Veloso Salgado, Gisele C. Marquardt,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO presente estudo analisou as ações de Responsabilidade Socioambiental em uma Instituição de ensino superior (IES), no Município de Guarulhos, Estado de São Paulo. Para tanto, utilizamos o Modelo de Avaliação ISE B3 Versão 2020 aplicada a IES de interesse por meio de formulário construído e disponibilizado em endereço eletrônico. Com objetivo de avaliar a percepção ambiental dos respondentes do IES foi realizado estudo descritivo das informações coletadas, que contempla montagem do banco de dados e tabelas com números absolutos. Como resultado, destacamos as possibilidades de novas contribuições sobre responsabilidade socioambiental. Observou-se que a IES analisada obteve um escore de 75,15 de um total de 100 pontos possíveis com relação ao índice aplicado. Por se tratar de uma IES de capital fechado e de atender apenas um dos eixos trabalhados pela ISE B3 (2022), é possível inferir que, atualmente, a IES apresenta bons resultados nas questões socioambientais. Partindo dessas reflexões, a responsabilidade socioambiental da IES evidencia não apenas conceitos, mas sim estratégias e o seu engajamento para com todos os stakeholders, ressaltando os valores e práticas da IES, adequados à realidade e parâmetros respeitados, como é a ISE B3. Destaca-se que outro indicador que já está em processo de desenvolvimento de forma estratégica é o capital humano, da instituição e ao entorno por meio de adoção de indicadores de Desenvolvimento Humano e Organizacional. Fazer uso do ISE B3 de forma gradativa, dependerá das políticas e estratégias de cada instituição. Os resultados, que poderão ser alcançados, colaboram para compreensão bem como o potencial das instituições, a fim de contribuir de forma estratégica para o desenvolvimento socioambiental.
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