
Disponibilidade para aprendizagem interprofissional em cursos de saúde em uma faculdade do nordeste brasileiro
2023; CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.12662/2317-3076jhbs.v11i1.4346.p1-13.2023
ISSN2317-3084
AutoresCleyton Ânderson Leite Feitosa, Neciula de Paula Carneiro Porto Gomes, Reneide Muniz da Silva,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoObjetivo: verificar a disponibilidade dos estudantes dos cursos de saúde, de instituição de ensino superior do nordeste brasileiro, para o aprendizado interprofissional e as práticas colaborativas como fundamento de estratégias formativas. Método: o estudo trata de uma pesquisa descritiva-analítica e de caráter quantitativo com universo composto por 356 estudantes de cursos de saúde, como enfermagem, farmácia, fisioterapia, odontologia, educação física, nutrição e psicologia. Foi aplicado o questionário online Readiness Interprofessional Learning Scalel , com 27 questões sociodemográficas e vivência acadêmica com tabulação e análise no Software Statistical Package for the Social Sciences 13.0. Foram realizados os testes de Kolmogorov-Smirnov e Mann-Whitney. Resultados: dos 349 estudantes participantes, destaca-se que 14,6% afirmaram ter participado de atividades extracurriculares diversas juntamente com estudantes de outros cursos, e 5,7% ter participado de forma compartilhada, interagindo com estudantes de outros cursos em estágio curricular. Conclusao: Os estudantes apresentam disponibilidade positiva para a Educação Interprofissional, tornando propício para as Instituições de Ensino Superior realizarem adaptações curriculares.
Referência(s)