
Formando leitores críticos:
2023; Volume: 17; Issue: 19 Linguagem: Português
10.46551/ees.v17n19a08
ISSN2594-4002
AutoresMarcia Oliveira de Andrade, Acauam Silvério de Oliveira,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoPartindo da premissa de que a leitura é um instrumento capaz de mudar um indivíduo em sociedade, e de que a escola é o espaço ideal para aquisição e o aprimoramento do hábito leitor, este trabalho visa analisar a importância da leitura para formação de leitores críticos e realizar uma intervenção metodológica para desenvolver as competências leitoras através do letramento literário. O suporte referencial teórico pauta-se nas concepções de autores como Zilberman (2003), Cosson (2014), Soares (1998), Freire (1994; 1998), Kleiman (1989; 2002), entre outros, por abordarem eixos que permeiam a prática docente e por oferecerem princípios norteadores para a produção do estudo e análise do tema. Para concretização deste estudo, realizou-se uma pesquisa-ação durante as aulas de Língua Portuguesa de uma turma do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal, na cidade de Lajedo-PE.
Referência(s)