Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Educação e Inovação Social: A Formação Recíproca

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Linguagem: Português

10.21118/apgs.v15i3.14326

ISSN

2175-5787

Autores

Leonardo Ferreira Batista, Diogo Henrique Helal,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Contexto do caso: Este caso para ensino discute a relação entre educação e inovação social, a partir de um dos episódios da série brasileira de documentários “Destino: Educação – Escolas Inovadoras” (Canal Futura), veiculada pela Globoplay, refletindo como a educação está associada à inovação social na prática. O documentário referido aborda o Projeto Âncora, escola localizada em Cotia/SP, em função de suas características inovadoras em destaque no contexto brasileiro. Dilema do Caso: Com uma perspectiva freireana de aprendizagem transformativa, o caso, ao enfatizar uma Educação autônoma que contribui para a emancipação dos envolvidos, busca responder ao seguinte dilema: “A Educação pode gerar inovação social?”. Fechamento do caso: As iniciativas discutidas permitem encaminhar a discussão nos dois sentidos: da Educação para a inovação social e vice-versa. Docentes de Ensino Superior em Administração, Gestão Pública, Pedagogia e cursos afins podem utilizar o caso em disciplinas que trabalhem direta ou indiretamente as temáticas discutidas. Palavras-chave:Educação, Inovação Social, Abordagem Freireana, Mudança Social, Caso para Ensino.

Referência(s)