
ANÁLISE DA ABORDAGEM DA NATUREZA NA LITERATURA INFANTIL
2023; Faculdade Novo Milênio; Volume: 16; Issue: 6 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v16n6-085
ISSN1981-223X
AutoresMarcela Angela Mesquita de Oliveira Campos, Nathalia dos Santos Silva De Almeida, Fábio Souto De Almeida,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoA literatura é utilizada como ferramenta de educação ambiental e diversas histórias infantis apresentam componentes da natureza, com a forma de abordagem podendo influenciar na percepção da criança sobre o meio ambiente. Assim, o objetivo desse trabalho foi estudar a abordagem da natureza da literatura infantil. Foram utilizadas oito histórias clássicas e 98 histórias em quadrinhos da Turma do Chico Bento, onde foram analisadas, dentre outras questões, os componentes ambientais e problemas ambientais abordados na narrativa das histórias, a indicação de soluções para problemas ambientais e a forma de apresentação dos bens naturais. Pode-se constatar que diversos componentes da natureza são citados nas obras analisadas e a natureza é apresentada de forma positiva na maioria das histórias, embora também ocorra a apresentação de componentes na natureza como sendo perigosos. As histórias clássicas apresentaram poucos problemas ambientais e possíveis soluções aplicáveis na realidade, com componentes da natureza abordados frequentemente de forma lúdica e romântica. A conscientização para problemas ambientais é mais frequente nas obras mais recentes. As histórias em quadrinhos analisadas apresentaram componentes da natureza abordados muitas vezes de forma didática e, algumas vezes, destacando problemas ambientais. As plantas aparecem em todas as histórias em quadrinhos analisadas como parte da paisagem rural ou dos ecossistemas naturais (principalmente florestas), contudo são tratadas de forma relevante nas histórias em menor frequência que os animais. A fonte de degradação ambiental mais frequente nas histórias analisadas foi a caça e/ou pesca. O desmatamento também foi frequente, assim como a poluição atmosférica e dos recursos hídricos. Por vezes, histórias incluíram questões sociais associadas à problemática ambiental, como empreendimentos ameaçando o modo de vida de populações tradicionais e o modo de vida urbano gerando problemas sociais. Sugere-se que a abordagem de problemas sociais, econômicos e de saúde humana derivados da degradação ambiental e as soluções para tais problemas seja realizada de forma mais frequente e robusta nas histórias infantis.
Referência(s)