Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O software GeoGebra no ensino introdutório de Sistemas Dinâmicos: uma pesquisa com alunos de Bacharelado em Matemática

2023; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.23925/2237-9657.2023.v12i1p004-028

ISSN

2237-9657

Autores

Eder Marinho Martins, Frederico da Silva Reis, Geraldo César Gonçalves Ferreira,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O presente artigo apresenta uma pesquisa que investigou as contribuições de uma sequência didática relacionada à dinâmica de Sistemas Planares de Equações Diferenciais, utilizando o software GeoGebra, para a aprendizagem de Introdução aos Sistemas Dinâmicos. A metodologia de pesquisa qualitativa foi desenvolvida com alunos do curso de Bacharelado em Matemática de uma universidade federal brasileira, matriculados na disciplina Introdução aos Sistemas Dinâmicos. Como conclusões da pesquisa, apresentamos as seguintes contribuições para a aprendizagem: o dinamismo presente no desenvolvimento das atividades da sequência didática, possibilitando a aprendizagem dos alunos a partir da investigação / interpretação de resultados; a complementação entre as abordagens teórico-algébrica e gráfico-visual, por meio da visualização proporcionada pelo GeoGebra.

Referência(s)