
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO EM PYTHON UTILIZANDO SPARTPHONE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA USANDO A ABORDAGEM CONSTRUCIONISTA DE SEYMOUR PAPERT
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 13; Issue: 39 Linguagem: Português
10.26514/inter.v13i39.5876
ISSN2177-7691
AutoresElisrenan Barbosa Silva, Kalil Bispo, Daniel Oliveira Dantas,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoO ensino-aprendizagem de programação é algo desafiador tanto para o aluno quanto para o professor. Dentre os maiores desafios, podemos citar como e o que fazer para manter os estudantes motivados ao facilitar o entendimento do conteúdo ou evitar a exclusão de alunos com poucos recursos. Para isso, é abordado por meio desse relato um método que foi proposto para 53 alunos de uma turma da disciplina Programação Imperativa para que utilizassem o smartphone para aprender a programar na linguagem Python a metodologia de ensino abordada foi o construcionismo de Seymour Papert. O objetivo desse artigo é descrever o método adotado para ensinar utilizando o dispositivo móvel, mostrar em quais conteúdos relacionados a programação os alunos encontraram mais dificuldades e apresentar os benefícios dessa abordagem.
Referência(s)