
TRANSDISCIPLINARIEDADE EM HISTÓRIA E LINGUAGENS: Uma análise de aulas de campo no Museu Histórico Nacional com alunos do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj (2015 – 2017)
2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 13; Issue: 39 Linguagem: Português
10.26514/inter.v13i39.6308
ISSN2177-7691
AutoresLuiz Paulo da Silva Braga, Cláudio de Oliveira Martins,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoO trabalho apresenta um projeto de aulas de campo transdisciplinares entre História, Literatura Brasileira e Redação, realizadas no Museu Histórico Nacional (MHN), na cidade do Rio de Janeiro. A atividade ocorreu anualmente, de 2015 a 2017, com alunos do Pré-Vestibular Social (PVS) da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj) – Consórcio Cederj. O objetivo principal foi analisar a experiência na tentativa de destacar características que vão além da discussão isolada do conteúdo das disciplinas. Como perspectiva teórica, mobilizaram-se as contribuições de Pierre Nora (1993) sobre as relações entre memória e História, além dos estudos de intelectuais como Regina Abreu (1996) e Silvana Rubino (1996), sobre a história e o funcionamento de museus no Brasil, especialmente do MHN, e Isac N. Iribarry (2003) e Akiko Santos (2008), sobre transdisciplinaridade em educação. Como resultado, foram observadas transformações nas práticas dos docentes e o estabelecimento, por parte dos alunos, de interlocuções entre as exposições do MHN, a realidade e os conteúdos das disciplinas, critérios importantes para aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – o principal objetivo do PVS.
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