Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Vinícholas: um advergame para vinícolas

2023; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.37779/nt.v24i1.4364

ISSN

2176-462X

Autores

Nícholas Doviggi Meyer, Fabrício Tonetto Londero,

Tópico(s)

Horticultural and Viticultural Research

Resumo

Este trabalho teve como objetivo desenvolver um advergame para ser utilizado em vinícolas, como forma de marketing, de entretenimento e também como um pequeno teste de conhecimento sobre enologia para enófilos. Vinícholas é um jogo 2D no estilo top-down e suas mecânicas foram inspiradas pelos processos da vinicultura, em que o jogador fará decisões que interferirão na qualidade do produto final. Para realizar este projeto foi necessário entender sobre o processo pelo qual a uva passa durante a vinificação dentro das viniculturas, o que é um advergame, como funcionam algumas estratégias de marketing e como a gamificação pode ajudar neste projeto. Foi necessário estudar e entender sobre cada um desses temas, analisar o mercado de advergames e escolher uma metodologia em jogos digitais adequada para a realização deste jogo. Após a compreensão destes assuntos, houve o levantamento do escopo do projeto e a produção do mesmo, utilizando a metodologia de Chandler. O jogo está disponível para plataforma Web e foi desenvolvido no motor gráfico Construct 2. O trabalho cumpriu com o seu objetivo de desenvolver um jogo completo e que possui potencial de ser usado como advergame.

Referência(s)